Campanha do Novembro Azul da Sintimmmeb Saúde disponibiliza consulta e exame gratuitos para beneficiários metalúrgicos

postado em: Notícias | 0

Durante este mês, no Novembro Azul, o plano de saúde dos Trabalhadores Metalúrgicos de Brusque, a Sintimmmeb Saúde, disponibilizará aos beneficiários sem custos (sem cobrança de coparticipação) consulta com urologistas da rede credenciada e o PSA (antígeno prostático específico), exame de sangue utilizado para rastreamento do câncer de próstata.

A ação faz parte da campanha promovida pelo plano no mês de prevenção e conscientização contra o câncer de próstata. Não é necessário autorizar ou pedir encaminhamento. Basta entrar em contato nos consultórios de um dos médicos urologistas da rede credenciada e agendar a consulta.

“Assim como o Outubro Rosa, o Novembro Azul tem sido realizado todos os anos pela Sintimmmeb Saúde. E encaramos a campanha com uma grande responsabilidade, porque as ações da campanha são capazes de salvar vidas, visto que a detecção precoce dessas doenças aumenta em muito as chances de cura. Por isso, incentivamos os homens que realizem as consultas, realizem os exames”, incentivou o presidente da Sintimmmeb Saúde, Eduardo de Souza.

Dados do Câncer de Próstata

Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), em média, cerca de 60 mil novos casos são diagnosticados todo ano no país e é o segundo tipo de câncer que mais acomete os homens. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda aos homens procurarem o urologista para este tipo de rastreamento a partir dos 45 anos.

Os especialistas listam alguns dos fatores de risco para o desenvolvimento da doença: ser do sexo masculino (isso porque somente os homens têm próstata); hereditariedade, ou seja, algum familiar com diagnóstico de câncer de próstata; idade, homens acima dos 50 anos tem mais chances de desenvolver a doença; o fumo e inflamação da próstata, entre outros.

Exame de sangue ou toque retal?

O exame de toque retal é essencial para a detecção de alterações na próstata. Além de não causar dano algum ao paciente, é muito eficaz no diagnóstico.  E, ao contrário de algumas informações difundidas erroneamente, o exame de PSA não substitui o toque retal. Na verdade, os dois exames se complementam.