No início do mês de fevereiro, o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Brusque (Sintimmmeb) enviou aos representantes das empresas metalúrgicas solicitação de a antecipação do reajuste salarial da categoria. O pedido foi baseado nas estatísticas de aumento na demanda de novas vagas no setor (mais de 13 mil vagas de trabalho somente em Brusque) e a retomada econômica da Indústria.
Porém, no dia 18 de fevereiro, os empresários comunicaram oficialmente a negativa do pedido. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos, Eduardo de Souza, lamentou a decisão, visto que os números da Indústria das cidades de abrangência cresceram, em contrapartida ao alto custo de vida das famílias e a perda do poder de compra, que piorou com a alta na inflação.
“Itens essenciais como aluguel, alimentos, habitação, educação, transporte, entre outros tiveram aumento exponencial. Isso tem afetado diretamente as famílias como um todo. Entendemos que diante dos números positivos da Indústria se poderia diminuir parte das perdas que inflação tirou dos trabalhadores. Lamentamos a decisão”, comentou Eduardo.
Com dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), somente o combustível acumulou alta de 77% em 2021. Já a cesta básica, que em Santa Catarina é a 2ª mais cara do Brasil, comprometeu 58,91% da remuneração dos trabalhadores que ganham o Piso Nacional, de acordo com o DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socieconômicos.
“A nossa data base é 1º de maio para negociarmos o reajuste salarial e todos os itens da Convenção Coletiva de Trabalho, que garante direitos e benefícios essenciais para os metalúrgicos de Brusque e Região. E é nessa etapa que precisamos da presença dos trabalhadores e trabalhadoras. Porque sozinhos nós não fazemos nada. Mas com a participação maciça dos metalúrgicos na Assembleia Geral, que vai acontecer ali no finzinho de março, é que vamos conseguir unir forças pra garantir um reajuste melhor e ampliar os benefícios da nossa categoria”, finalizou Eduardo.