Campanha salarial dos metalúrgicos de Brusque inicia no próximo dia 3 de abril

postado em: Notícias | 0

No dia 3 de abril de 2022 inicia a campanha salarial dos trabalhadores metalúrgicos de Brusque e região. Neste ano, a assembleia será realizada em Brusque, a partir das 8 horas, em primeira convocação, na sede administrativa, na Rua João Bauer, nº 75, Centro; e em Guabiruba, a partir das 10 horas, em primeira convocação, na sede recreativa, rua Brusque, nº 2010, Centro.

Por que é importante vocês, trabalhadores e trabalhadoras, participarem? Primeiro, porque as decisões tomadas nas assembleias partem dos próprios metalúrgicos. Segundo, é que as definições afetam diretamente a vida de todos na categoria. E outra questão muito importante: quanto mais trabalhadores estiverem presentes, maior o poder de argumentação o sindicato terá na mesa de negociação com os empresários.

“Não é um processo fácil, nem rápido. As negociações são sempre complexas e difíceis. Explicando de maneira bem simples: cada lado defende seus interesses: nós os dos trabalhadores e eles os das empresas. E o lado que tem mais força, consegue mais. E a força que o sindicato tem são os metalúrgicos que se fazem presentes nas assembleias”, comentou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Brusque, Eduardo de Souza.

Na primeira assembleia os trabalhadores e trabalhadoras vão definir a pauta do documento que será negociado com o sindicato patronal. A reunião iniciará a campanha salarial e a Convenção Coletiva de Trabalho que, além de definir o índice percentual de aumento para o ano, também tratará da renovação dos benefícios sociais para os trabalhadores. Entre os itens estarão o reajuste do piso da classe, assistência social de saúde, prêmio assiduidade, jornada de trabalho, 50% de reembolso de medicamentos com receita médica entre outros. Haverá a leitura da pauta, onde constam todos os itens a serem negociados.

São os próprios trabalhadores quem votam e aprovam as reivindicações. Com a pauta definida, é encaminhado o documento à entidade patronal e, em seguida, ambos os sindicatos iniciam as negociações dos termos definidos na assembleia..