O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Brusque, Eduardo de Souza, esteve nesta quarta-feira, 18 de janeiro, em Brasília, para participar do encontro das Centrais Sindicais com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no Salão nobre do Palácio do Planalto.
Lula, assinou medida para a valorização do salário mínimo, junto com o ministro Luiz Marinho (Trabalho e Emprego) para a criação de um grupo de discussão para tratar de uma política permanente de valorização do salário mínimo.
No evento, também se abordou a questão dos trabalhadores de aplicativos e disparidade do pagamentos dos Imposto de Renda.
Para isso, foram propostas duas linhas para articular uma melhor qualidade de vida e de trabalho para o cidadão: diminuir a informalidade — em especial a que está disfarçada de empreendedorismo individual.
A meta é alterar os patamares de cobrança em alinhamento com os ganhos de cada trabalhador e isentar aqueles que recebam até R$ 5 mil mensais.
“Dessa forma, iniciamos um trabalho de fortalecimento do salário mínimo brasileiro e, consequentemente, da remuneração das categorias, como a dos metalúrgicos, por exemplo. Além de políticas públicas concretas, a fim de melhorar a condição dos trabalhadores e trabalhadoras, com a garantias de direitos trabalhistas para todos”, comentou o presidente do sindicato, Eduardo de Souza
