Na edição desta semana da série Tá no Acordo, o presidente do Sintimmmeb, Eduardo de Souza, aborda um direito essencial garantido pela Convenção Coletiva de Trabalho: o reajuste salarial anual.
Mas você sabia que esse direito não é automático?
Desde os anos 1990, com a desindexação da economia promovida pelo governo federal, os salários deixaram de ter reajuste automático atrelado à inflação. Ou seja, a cada ano, é preciso que haja negociação entre o sindicato dos trabalhadores e o sindicato patronal para garantir esse reajuste.
“Só com a união dos trabalhadores e das trabalhadoras ao sindicato é que conseguimos conquistar esse direito ano após ano. Sem mobilização, sem assembleias, sem força coletiva, não há negociação possível. Por isso, reforçamos a importância da participação da categoria nesse processo”, destaca Eduardo.
O reajuste salarial é um dos principais itens da pauta de reivindicações e tem impacto direto na vida de cada trabalhador e trabalhadora do setor metalúrgico. Ele representa a valorização do trabalho e o reconhecimento da importância da categoria para o desenvolvimento da indústria.
Continue acompanhando a série Tá no Acordo e fique por dentro dos seus direitos garantidos pela Convenção Coletiva!
Assista em https://www.instagram.com/reel/DMiLZPbM-Qp/?igsh=ZDZiYTFhcW01dG1x